quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AS DINÂMICAS DE GRUPO NA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Caros seguidores e visitantes, boa tarde!

Hoje vou postar um texto sobre DINÂMICA DE GRUPOS, um tema que considero interessante, atual e muito importante para o sucesso na busca de uma recolocação profissional, ou mesmo na busca do primeiro emprego.

Desejo boa leitura a todos.
AS DINÂMICAS DE GRUPO NA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

A dinâmica de grupo é uma ferramenta técnica e amplamente utilizada pelos profissionais de recursos humanos, sendo muitas vezes considerada etapa decisiva no processo seletivo, pois auxilia na decisão de contratar ou não contratar um ou mais candidatos.

As dinâmicas de grupo são atividades planejadas por profissionais habilitados, para um grupo pré-selecionado de pessoas candidatas a um determinado cargo em uma empresa.

Seu principal objetivo é apresentar situações muito próximas da realidade profissional e gerar circunstâncias descontraídas, levando os participantes a se desarmar e atuar, revelando características pessoais que dificilmente transpareceriam em outras etapas do processo de seleção, ou se apareceram, possa ser confirmado.

O nome “dinâmica de grupo”, que poderia ser chamado também, de “dinâmica em grupo”, sugere naturalmente ação, movimento, atitude, reação, e, envolve várias pessoas ao mesmo tempo, subentendendo que é esperada sempre uma resposta de cada participante na situação específica; porém, esse momento requer também muita atenção, pois há situações em que o esperado como resposta é justamente o menos óbvio.

Geralmente as situações propostas em dinâmicas de grupos são desafiadoras, como exemplo a interpretação de papéis, criar e vender produtos, se apresentar publicamente, fazer propaganda e dramatizar textos, entre inúmeras outras possibilidades. Durante a realização das dinâmicas de grupo, os profissionais condutores do processo procuram identificar, observar e avaliar a presença ou ausência de determinadas características que podem ser consideradas tanto positivas como negativas (dependendo do cargo). As principais são: iniciativa, autocontrole, liderança, comunicação, resiliência, atenção, flexibilidade, criatividade, objetividade, trabalho em equipe, entre outras.

Finalizando, segue algumas dicas para você melhorar a sua performance nas dimâmicas de grupo:

• Procure agir naturalmente e nunca tente ser o que não é; 
• Pesquise sobre o cargo em detalhes, procurando saber sobre os requisitos mentais e comportamentais desejados; 
• Preste muita atenção nas orientações sobre como será a dinâmica; 
• Se vista para a ocasião com conforto e discrição;

• Lembre-se: todos os participantes estão na mesma situação que você, e todos sendo observados e avaliados, e isso gera igualdade de condições, portanto, interaja e participe.

Sucesso!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ENTREVISTA DE EMPREGO

Boa tarde! Conforme combinado, segue abaixo algumas dicas para quem deseja melhorar sua performance durante a entrevista de emprego:



• Planejamento Mínimo: Prepare-se com antecedência. Planejar, evita imprevisto no dia da entrevista. Por isso, sempre que possível, agende com alguns dias de antecedência a data e à hora, pense no meio de transporte que precisará; lembre-se de sua aparência, que é o seu “cartão de visita”; e, fique atento, jamais chegue atrasado, o usual é chegar quinze minutos antes do horário marcado.

• Estratégia de Aproximação: Pesquise sobre a empresa onde fará a entrevista. Praticamente todas as empresas possuem um site oficial com informações importantes referentes á sua história, cultura, valores, produtos e serviços, fornecedores, localização geográfica, e outros dados, que um candidato atento deve conhecer antes da primeira entrevista. Essas informações poderão familiarizá-lo com a linguagem, com os objetivos e com as metas da organização, além de causar uma boa impressão no entrevistador.

• Postura Inteligente: Advém da auto-análise e denota segurança. Este é um fator muitas vezes decisivo na seleção, por esse motivo, merece atenção especial e antecipada. Porém, mesmo que não haja o tempo ideal para um aprofundamento, existem alguns itens que precisam ser cuidados, como por exemplo, a comunicação verbal e não verbal e o autocontrole. Se você se preparar com antecedência, certamente contribuirá com sua autoconfiança, com sua percepção e com sua linguagem verbal e corporal, reduzindo a ansiedade e o nervosismo.

• Ética e Honestidade: Qualidades essenciais. A inverdade e a omissão são inaceitáveis em um processo seletivo, mais do que isso, invalidam qualquer competência, indicação, título, ou experiência profissional, por mais brilhante que possa parecer. Portanto, o candidato precisa sempre prestar muita atenção ás perguntas, ás colocações, ás mensagens subliminares e ás propostas do entrevistador, e principalmente, refletir antes de responder, pois, geralmente, os profissionais entrevistadores possuem diversas técnicas para captar e identificar incoerências. Cuidado também, para jamais falar mal de ex-superiores ou ex-colegas de trabalho.

• Negociação Salarial: Seja flexível. Entre a pretensão salarial do candidato e a proposta da empresa pode haver alguma diferença, porém, esse assunto deve ser tratado com seriedade e clareza. O candidato deve ter conhecimento sobre a política de mercado para o seu cargo, ou para a vaga pleiteada, e também, deve ter consciência do mínimo aceitável para sua realidade. Com esse dois itens definidos, o candidato deve considerar também os benefícios complementares, o porte e a estrutura da empresa contratante, o plano de carreira e a visibilidade que poderá agregar ao seu currículo.

Ótimo final de semana a todos!

Anny Gonçalves
Psicóloga e Consultora em Gestão de Pessoas