Boa tarde! Conforme combinado, segue abaixo algumas dicas para quem deseja melhorar sua performance durante a entrevista de emprego:
• Planejamento Mínimo: Prepare-se com antecedência. Planejar, evita imprevisto no dia da entrevista. Por isso, sempre que possível, agende com alguns dias de antecedência a data e à hora, pense no meio de transporte que precisará; lembre-se de sua aparência, que é o seu “cartão de visita”; e, fique atento, jamais chegue atrasado, o usual é chegar quinze minutos antes do horário marcado.
• Estratégia de Aproximação: Pesquise sobre a empresa onde fará a entrevista. Praticamente todas as empresas possuem um site oficial com informações importantes referentes á sua história, cultura, valores, produtos e serviços, fornecedores, localização geográfica, e outros dados, que um candidato atento deve conhecer antes da primeira entrevista. Essas informações poderão familiarizá-lo com a linguagem, com os objetivos e com as metas da organização, além de causar uma boa impressão no entrevistador.
• Postura Inteligente: Advém da auto-análise e denota segurança. Este é um fator muitas vezes decisivo na seleção, por esse motivo, merece atenção especial e antecipada. Porém, mesmo que não haja o tempo ideal para um aprofundamento, existem alguns itens que precisam ser cuidados, como por exemplo, a comunicação verbal e não verbal e o autocontrole. Se você se preparar com antecedência, certamente contribuirá com sua autoconfiança, com sua percepção e com sua linguagem verbal e corporal, reduzindo a ansiedade e o nervosismo.
• Ética e Honestidade: Qualidades essenciais. A inverdade e a omissão são inaceitáveis em um processo seletivo, mais do que isso, invalidam qualquer competência, indicação, título, ou experiência profissional, por mais brilhante que possa parecer. Portanto, o candidato precisa sempre prestar muita atenção ás perguntas, ás colocações, ás mensagens subliminares e ás propostas do entrevistador, e principalmente, refletir antes de responder, pois, geralmente, os profissionais entrevistadores possuem diversas técnicas para captar e identificar incoerências. Cuidado também, para jamais falar mal de ex-superiores ou ex-colegas de trabalho.
• Negociação Salarial: Seja flexível. Entre a pretensão salarial do candidato e a proposta da empresa pode haver alguma diferença, porém, esse assunto deve ser tratado com seriedade e clareza. O candidato deve ter conhecimento sobre a política de mercado para o seu cargo, ou para a vaga pleiteada, e também, deve ter consciência do mínimo aceitável para sua realidade. Com esse dois itens definidos, o candidato deve considerar também os benefícios complementares, o porte e a estrutura da empresa contratante, o plano de carreira e a visibilidade que poderá agregar ao seu currículo.
Ótimo final de semana a todos!
Anny Gonçalves
Psicóloga e Consultora em Gestão de Pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário