domingo, 21 de novembro de 2010

CURRÍCULO - ATENÇÃO AOS DETALHES


Olá seguidores e visitantes, é com satisfação que pela primeira vez escrevo para vocês. Minha intenção ao postar dicas e comentários, é contribuir e também trocar conhecimentos que possam agregar maior valor as nossas vidas profissionais.


Boa leitura!!!
 ___________________________________________

Currículo - Atenção aos detalhes!!

"Através do currículo você poderá ou não ser convidado para uma entrevista de trabalho".

É Importante lembrar que a primeira etapa em um processo de contratação é a análise curricular. Nesse momento, os responsáveis pela seleção e contratação geralmente iniciam a análise observando:

Apresentação: O senso estético conta ponto. Procure imprimir seu currículo utilizando um papel reciclado ou um branco mais grosso que o sulfite, (ambos são encontrados em papelarias, mas, leve em conta o perfil e a cultura da empresa contratante); cuide da organização ao distribuir as informações e evite utilizar mais de duas páginas, a não ser que a informação seja relevante.

Conteúdo: A essência do currículo. Deve conter os dados pessoais, porém, sem números de documentos, e, fotos (somente se solicitado); formação acadêmica (se possui curso superior, não precisa citar os anos anteriores); na experiência profissional coloque o período, os cargos ocupados e as principais atribuições (de forma resumida); e, opte por escrever na primeira pessoa ("eu" executei, geri, planejei, fui promovido).

Coerência: O cargo pretendido descrito no currículo deve ser compatível com o cargo ou vaga disponível na empresa; defina seu objetivo profissional e analise suas reais competências, e assim saberá se está pleiteando o cargo adequado ao seu perfil; pesquise as nomenclaturas dos cargos relativos ao seu cargo, visando adequar à comunicação e mostrar-se atualizado.

Finalmente, o maior conselho que proponho compartilhar, é que em seu currículo só contenha dados verdadeiros, de nada vale um currículo bonito e bem apresentado, se houver nele uma única inverdade.
Outra dica: caso não seja solicitada, guarde a pretensão salarial para a entrevista presencial.

Bem, espero que essas dicas possam ser úteis.
Um abraço a todos.

 

Anny Gonçalves
Psicóloga e Consultora em Gestão de Pessoas

Nenhum comentário: