quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AS DINÂMICAS DE GRUPO NA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Caros seguidores e visitantes, boa tarde!

Hoje vou postar um texto sobre DINÂMICA DE GRUPOS, um tema que considero interessante, atual e muito importante para o sucesso na busca de uma recolocação profissional, ou mesmo na busca do primeiro emprego.

Desejo boa leitura a todos.
AS DINÂMICAS DE GRUPO NA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

A dinâmica de grupo é uma ferramenta técnica e amplamente utilizada pelos profissionais de recursos humanos, sendo muitas vezes considerada etapa decisiva no processo seletivo, pois auxilia na decisão de contratar ou não contratar um ou mais candidatos.

As dinâmicas de grupo são atividades planejadas por profissionais habilitados, para um grupo pré-selecionado de pessoas candidatas a um determinado cargo em uma empresa.

Seu principal objetivo é apresentar situações muito próximas da realidade profissional e gerar circunstâncias descontraídas, levando os participantes a se desarmar e atuar, revelando características pessoais que dificilmente transpareceriam em outras etapas do processo de seleção, ou se apareceram, possa ser confirmado.

O nome “dinâmica de grupo”, que poderia ser chamado também, de “dinâmica em grupo”, sugere naturalmente ação, movimento, atitude, reação, e, envolve várias pessoas ao mesmo tempo, subentendendo que é esperada sempre uma resposta de cada participante na situação específica; porém, esse momento requer também muita atenção, pois há situações em que o esperado como resposta é justamente o menos óbvio.

Geralmente as situações propostas em dinâmicas de grupos são desafiadoras, como exemplo a interpretação de papéis, criar e vender produtos, se apresentar publicamente, fazer propaganda e dramatizar textos, entre inúmeras outras possibilidades. Durante a realização das dinâmicas de grupo, os profissionais condutores do processo procuram identificar, observar e avaliar a presença ou ausência de determinadas características que podem ser consideradas tanto positivas como negativas (dependendo do cargo). As principais são: iniciativa, autocontrole, liderança, comunicação, resiliência, atenção, flexibilidade, criatividade, objetividade, trabalho em equipe, entre outras.

Finalizando, segue algumas dicas para você melhorar a sua performance nas dimâmicas de grupo:

• Procure agir naturalmente e nunca tente ser o que não é; 
• Pesquise sobre o cargo em detalhes, procurando saber sobre os requisitos mentais e comportamentais desejados; 
• Preste muita atenção nas orientações sobre como será a dinâmica; 
• Se vista para a ocasião com conforto e discrição;

• Lembre-se: todos os participantes estão na mesma situação que você, e todos sendo observados e avaliados, e isso gera igualdade de condições, portanto, interaja e participe.

Sucesso!!!

2 comentários:

Antonio Carrilho Farias disse...

Muito boa contribuição, especialmente para profissionais ingressantes no mercado de trabalho que não têm a mínima noção da postura adequada de um candidato. Para essa organização constitui um ponto positivo na atitude de responsabilidade social. Contudo, fica o desafio para uma postagem que contribua para o “outro lado da moeda”: o dos selecionadores que conduzem a dinâmica de grupo. A postura de não criar as condições favoráveis (rapport), não deixar o espaço adequado para todos se posicionarem e de cometer o equívoco de tornar a dinâmica um espaço para os mais desinibidos se exibirem, por exemplo, pode resultar em um grande fracasso no uso desse instrumento, escolhendo a pessoa errada.

Consultoria RH disse...

Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.